Escolha uma Página

Fortalecer  o SUS e regionalizar a saúde, com apoio aos municípios e  as Redes de Atenção à Saúde.

A Saúde é um direito inegociável e dever do estado. Nosso governo vai adotar medidas para assegurar o acesso à saúde, de modo universal e igualitário, de acordo com as necessidades das diferentes pessoas e grupos populacionais. Vamos fortalecer e defender o Sistema Único de Saúde – SUS – no estado, impedindo retrocessos. Nenhum serviço de saúde a menos!

Vamos promover a melhoria das condições de vida e o acesso às políticas públicas como educação, saneamento, segurança alimentar, que são condicionantes da promoção da saúde.

Fortalecimento e defesa do SUS no estado

Nosso compromisso radical é com a defesa do SUS público e universal.

Assumiremos a gestão da saúde do estado, que hoje está completamente abandonada, e avançaremos na regionalização da saúde, com apoio aos municípios e fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde.

Vamos fazer o SISREG funcionar, encaminhando as pessoas para onde há vagas; e identificaremos as necessidades de cada região. Com isso vamos reduzir as filas de exames e de cirurgias. Tudo será feito com transparência e controle.

Serão combatidas todas as formas de discriminação na área de Saúde. Teremos mais transparência e profissionalização na gestão do SUS, com a valorização dos trabalhadores e das equipes multiprofissionais, fortalecimento do controle social e gestão democrática e participativa.

Mais Médicos Estadual

Vamos criar o Mais Médicos Estadual para incentivar os médicos a atuarem no interior do estado, no provimento emergencial na Atenção Básica e nos serviços de urgências de municípios do Rio de Janeiro.

Em parceria com universidades, implantaremos programas de Residência Médica de acordo com as necessidades regionais do Rio de Janeiro. Estes programas terão bolsas com valor financeiro maior, como já acontece nas residências de Medicina de Família e Comunidade. Vamos ainda criar uma carreira estadual para médicos e outros profissionais de saúde focada em regiões mais pobres e vulneráveis

Acesso à Saúde

Vamos abrir Hospitais Comunitários – Unidades de Cuidados Intermediários, que contarão com equipes multiprofissionais e receberão pacientes encaminhados dos grandes hospitais para dar continuidade dos tratamentos.

Criaremos uma central de marcação de consulta por telefone. Qualquer município ou serviço de saúde do estado poderá aderir e passar a disponibilizar sua agenda na Central. O usuário ligará para a central e agenda sua consulta.

A rede pública de Farmácias Populares, fechada por Michel Temer, será reaberta, em parceria com o próximo governo Lula.

O estado do Rio de Janeiro enfrentará de maneira coordenada e contínua as epidemias.

Apoio à fiscalização dos planos de saúde

A população que paga seu plano de saúde deve ter seu direito assegurado, conforme os contratos e a legislação. Vamos fortalecer o papel do Procon na fiscalização dos planos de saúde no Rio de Janeiro. Para isso, criaremos um setor específico do Procon Rio para receber denúncias e fiscalizar os planos.

O programa de governo ainda está em fase de discussão com diversos setores da sociedade. Você pode enviar sua contribuição para nosso e-mail: [email protected]

Doe para a campanha

Sabe aquelas campanhas que trazem a oportunidade de mudar? Sabe aquelas candidaturas inesperadas, que dão a chance de enfrentar os problemas com coragem e alegria? Assim é a candidatura de Marcia Tiburi. Estamos reunindo esforços, todo dia, para que Marcia esteja perto das pessoas e das comunidades, para que possa se apresentar e conversar com a população do Rio de Janeiro. Um trabalho sério e verdadeiro, com uma equipe engajada. Sabemos que a maneira de fazer política deve também mudar. Essa candidatura entra de cabeça na transparência e na verdade. Abrimos nosso financiamento coletivo de campanha para quem quiser e puder doar uma quantia pequena, média ou grande, e fazer parte atuante desse processo. A campanha Marcia Tiburi é para aqueles que sabem que estamos diante de uma oportunidade de resgate do Rio de Janeiro.
Marcia Governadora é você no governo.

Outro valor:
Share This