Escolha uma Página

Temos compromisso com a construção de um futuro no qual todos possamos respirar ar limpo, beber água potável, ter rios e mares salubres, ter a biodiversidade preservada, comer alimentos saudáveis, viver com saúde, ter empregos dignos e orgulho de suas raízes, sejam elas da cidade ou do campo.

As mudanças necessárias na matriz produtiva e energética, de transporte e nas infraestruturas para que este caminho seja trilhado são também oportunidades de desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda. Vamos articular com as universidades e centros de pesquisa para geração das tecnologias necessárias para a transição. Vamos promover a democracia, a participação da sociedade e a igualdade plena como condições para esse futuro.

Proteger e recuperar as águas

Vamos implementar ações para proteção das nascentes e dos mananciais de água, além de incentivar o melhor aproveitamento dos recursos hídricos. O papel dos comitês de bacia hidrográfica será reforçado, assim como a capacitação dos comitês municipais de meio ambiente.

Vamos apoiar os pequenos proprietários para manutenção das várzeas. Vamos investir na despoluição dos sistemas lagunares da baixada de Jacarepaguá e de Itaipu-Piratininga, e dos rios que servem as regiões mais pobres da RMRJ. Temos compromisso com a aguardada despoluição da Baía de Guanabara e para isso vamos avançar no processo de saneamento das bacias dos rios que nela desaguam.

Revitalização do Rio Paraíba do Sul

A revitalização do Rio Paraíba do Sul será uma prioridade da nossa política de Meio Ambiente. O Paraíba do Sul, cujas águas abastecem a Região Metropolitana do estado, está assoreado na foz e poluído em todo o seu percurso. Passando por 57 municípios fluminense, integra nosso estado. É um rio nosso, de Minas Gerais e de São Paulo. Vamos investir em saneamento em parceria com os municípios e fortalecendo os comitês de bacia, com incentivo ao tratamento de resíduos domésticos e industriais.

Vamos reflorestar as margens, encaminhar soluções para preservação das microbacias que alimentam o Paraíba do Sul, proteger as praias e a pesca no entorno da sua foz, em Atafona. Os investimentos na recuperação do rio vão beneficiar a população das regiões com a geração de emprego e renda.

Saneamento é direito de todos

Nosso governo terá compromisso com o saneamento básico como política pública fundamental, com impactos na saúde, no meio ambiente, na qualidade de vida nas cidades e no campo.

Vamos resgatar a CEDAE como instituição pública voltada para a captação e o serviço das águas, a coleta e reciclagem dos resíduos sólidos e a drenagem. A CEDAE será saneada, focando sua atuação nos sistemas de captação e tratamento e promovendo parcerias com municípios e empresas privadas em sub-conceções para a coleta nas unidades. Hoje, 64 dos 92 municípios tem contrato com a CEDAE para coleta e tratamento de esgoto, mas ela só o faz parcialmente em 17 deles.

Promoção da Justiça Socioambiental

Vamos assumir como tarefa urgente a prevenção e a redução dos danos de enchentes, inundações e desabamentos, monitorando permanentemente as áreas de risco e estabelecendo mecanismos de atuação imediata em situações de emergência.

Nosso governo vai apoiar a agricultura familiar e de produção, a distribuição e comercialização de alimentos saudáveis no campo e na cidade, com programas de segurança alimentar e viabilização do ciclo econômico desta produção no mercado.

Vamos valorizar os direitos e as culturas das comunidades tradicionais, como quilombolas, indígenas e pescadores, facilitando o acesso e uso dos espaços e recursos naturais dos quais depende sua atividade econômica, cultural e histórica.

Gestão das Unidades de Conservação

Será dada atenção especial às Unidades de Conservação (UC) estimulando o aproveitamento turístico dos parques estaduais com estrito respeito aos condicionantes ambientais e seus planos de manejo, especialmente o ecoturismo na Mata Atlântica. Vamos envolver a população do entorno das UC, por meio dos conselhos de gestão, da educação ambiental, da preservação do meio ambiente.

Será implementado um novo modelo de gestão para as UC, desenvolvido de forma participativa, estimulando as parcerias com universidades, centros de pesquisa e organizações não governamentais. Vamos favorecer a interlocução entre a política para a conservação da natureza e as demais políticas setoriais.

Economia justa e de baixo carbono

Vamos apoiar a economia solidária, melhorando o acesso ao crédito, à comercialização e à assistência técnica. A economia solidária dinamiza economias locais, garantindo trabalho digno e renda às famílias envolvidas, e promove sustentabilidade ambiental.

Entre os empreendimentos econômicos solidários a serem apoiados estão as cooperativas populares, cooperativas de coleta e reciclagem de materiais recicláveis, redes de produção, comercialização e consumo, instituições financeiras voltadas para empreendimentos populares solidários, empresas autogestionárias, cooperativas de agricultura familiar e agroecologia, cooperativas de prestação de serviços, entre outros.

Vamos apoiar ainda a pesca artesanal, a agroecologia e o turismo ecológico.

O debate está aberto para construir a proposta final junto à comunidade. Nos envie suas propostas pelo email pgmarciatiburi13@gmail.com

Doe para a campanha

Sabe aquelas campanhas que trazem a oportunidade de mudar? Sabe aquelas candidaturas inesperadas, que dão a chance de enfrentar os problemas com coragem e alegria? Assim é a candidatura de Marcia Tiburi. Estamos reunindo esforços, todo dia, para que Marcia esteja perto das pessoas e das comunidades, para que possa se apresentar e conversar com a população do Rio de Janeiro. Um trabalho sério e verdadeiro, com uma equipe engajada. Sabemos que a maneira de fazer política deve também mudar. Essa candidatura entra de cabeça na transparência e na verdade. Abrimos nosso financiamento coletivo de campanha para quem quiser e puder doar uma quantia pequena, média ou grande, e fazer parte atuante desse processo. A campanha Marcia Tiburi é para aqueles que sabem que estamos diante de uma oportunidade de resgate do Rio de Janeiro.
Marcia Governadora é você no governo.

Outro valor:
Share This