Escolha uma Página

Fórum Basta de Violência! Outra Maré é Possível

O Fórum Basta de Violência! Outra Maré é Possível realizou, dia 18, um debate com os candidatos ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, no Centro de Artes da Maré, localizado na Nova Holanda. O tema foi Políticas de Segurança Pública para o Estado do Rio de Janeiro. Marcia Tiburi (PT-RJ) foi a única candidata de partido grande presente.

Os organizadores do evento asseguram que todos os candidatos foram convidados e se sentiram ludibriados pelos que não compareceram. Destacaram que é de mulheres a maioria que atendeu ao convite. Para a jornalista Michelle Reis, que cobria o evento, os candidatos de direita faltaram porque sabem que encontrariam jovens pensantes e críticos. “Eles não têm coragem de vir aqui se expor ao debate com esses jovens”, afirmou a jornalista.

Na porta do evento, a vendedora ambulante Virginia Lúcia vendia bolos, salgados e sucos e aproveitou a chegada de Marcia Tiburi para reivindicar. “Precisamos de um hospital aqui dentro da Maré. Quando precisamos, vamos ao Hospital de Bonsucesso, mas lá fica muito cheio e o atendimento demora muito”, disse a quituteira. Marcia gostou da ideia e perguntou se vagas no ensino médio são um problema na Maré. Virginia não teve dúvidas: “Vaga no ensino médio é bom, mas hospital é melhor ainda!” Marcia se comprometeu a pensar nisso em seu governo.

Os moradores da Maré formularam perguntas diretamente às candidatas. Para Marcia, o debate popular ressignifica a política e a democracia. “É uma conversa verdadeira e sincera entre nós com o objetivo de melhorar as condições de vida e de segurança para a população do Rio de Janeiro”, disse. A candidata de Lula e de Haddad classificou o Estado como um fator de violência.

“É o Estado hoje que perpetra as piores formas de violência contra os cidadãos e as cidadãs. O genocídio da juventude negra, o feminicídio, o lançamento de nossos jovens na criminalidade é uma irresponsabilidade do Estado. Nós pretendemos ressignificar o papel do Estado, aproximando-o e tornando-o presente para que faça sentido na vida das pessoas e para superar a violência. O Estado deve ser capaz de mediar e integrar as polícias, deve planejar e organizar a vida na sociedade, na comunidade e no Rio de Janeiro”, declarou Marcia.

Para ela, há de fato um projeto de extermínio da população negra e pobre e a responsabilidade do Estado é enorme nesse contexto. “Precisamos pensar num projeto de segurança que seja integral, pensar na segurança como direito e na segurança de ter direitos. Segurança de direitos que vai sustentar o acesso à Saúde, à Educação, qualidade de vida, emprego e todas as grandes questões do nosso programa de governo”, disse Marcia Tiburi. Ela considera muito importante falar de uma polícia de prevenção que assegure esses direitos. “A polícia não pode ser o agente de extermínio que o Estado coloca perto das pessoas. O Estado deve proteger as vidas”, acrescentou. Sua proposta é investir em aprimoramento dos agentes de segurança.

Os moradores da Maré aplaudiram Marcia Tiburi. Kelly San é cria da Maré, historiadora da arte e uma entre centenas de jovens que decidiram o voto ali mesmo. “O debate foi bem horizontal e respeitoso, eu achei ótimo. A Marcia foi a candidata que deu as melhores respostas, foi muito clara sobre o projeto de governo que ela propõe para o Governo do Estado do Rio de Janeiro. Ela é a primeira mulher branca que conquistou meu voto nessas eleições”, revelou Kelly. Mais uma vez, a Maré está de parabéns!

Doe para a campanha

Sabe aquelas campanhas que trazem a oportunidade de mudar? Sabe aquelas candidaturas inesperadas, que dão a chance de enfrentar os problemas com coragem e alegria? Assim é a candidatura de Marcia Tiburi. Estamos reunindo esforços, todo dia, para que Marcia esteja perto das pessoas e das comunidades, para que possa se apresentar e conversar com a população do Rio de Janeiro. Um trabalho sério e verdadeiro, com uma equipe engajada. Sabemos que a maneira de fazer política deve também mudar. Essa candidatura entra de cabeça na transparência e na verdade. Abrimos nosso financiamento coletivo de campanha para quem quiser e puder doar uma quantia pequena, média ou grande, e fazer parte atuante desse processo. A campanha Marcia Tiburi é para aqueles que sabem que estamos diante de uma oportunidade de resgate do Rio de Janeiro.
Marcia Governadora é você no governo.

Outro valor:
Share This